Algumas tendências que vão embora, outras que ficam ou novas. Os especialistas do QeChic nos dão algumas orientações para que sua casa reflita o que há de mais moderno em decoração para este novo ano de 2023.
Prepare-se para decorar com cores quentes, desde tons que lembram o pôr do sol à mistura de escuros onde reinará especialmente o Viva Magenta, segundo o Pantone Color Institute, que transmite rebeldia, vitalidade e otimismo. Além disso, é perfeito para causar impacto. É um tom vermelho sofisticado inspirado em corantes naturais como a cochonilha.
Portanto, este 2023 celebra os vermelhos, os rosas, os azuis claros, os amarelos... Em conclusão, a mistura de cores vivas que contrastadas com outras cores mais suaves e madeiras quentes conferem elegância e uma explosão de cor refrescante .
Emular ambientes mediterrâneos com terracota e pedra. Nos traz aconchego com aquelas cores terrosas como a mistura do laranja tostado com o marrom avermelhado que parecem ressurgir, nos levando a nos conectar com o mundo natural.
Quanto à pedra, este ano é o material estrela e estará muito na moda. O granito, as lajes de mármore e a pedra-sabão passarão a ser as peças principais da sala. Além disso, o veremos em pequenas variações, como tons de vermelho. Estará muito presente em bancadas de cozinhas, banheiros e até acessórios de banheiro.
E quanto aos móveis? As modas sempre voltam, o interesse pela natureza e a tendência retrô dos anos 70 se fundem para dar origem ao marrom escuro, chocolate e caramelo dos móveis. Além disso, rattan e vime serão materiais que veremos com frequência para continuar dando textura e calor às nossas casas.
Na iluminação, as chaves são tentar criar interesse e uma sensação de diversão. Assim, os apliques de parede estão na ordem do dia e os candeeiros quando queremos uma fonte de luz para algo específico. Primeiro, vamos enfatizar estilos rústicos como o Boheme baseado em madeira ou tecidos e que tenham uma essência artesanal misturada com uma luz LED, são uma boa opção. Em segundo lugar, concentre-se no minimalismo para buscar simplicidade, linhas limpas e formas suaves. Nesse caso, as luminárias de teto são perfeitas para fornecer luz e sensação de amplitude. Terceiro, a iluminação geométrica baseada no estilo Retro nunca sai de moda se escolhermos bem o acabamento metálico em ouro velho e as luzes brancas para maior luminosidade. E, finalmente, as luminárias de teto de estilo industrial continuarão a ser usadas, especialmente aquelas com abajur de metal e acabamento em nogueira.
Junte-se às curvas, lembra-se da tendência ousada? Bem, eles adicionam dimensão aos seus espaços e interesse visual porque não só veremos móveis curvos, mas também se expandirão pelo resto da casa. Um exemplo claro serão os arcos, cúpulas e nichos típicos do Renascimento. No mobiliário veremos sofás meia-lua, cadeiras tulipa e tapetes circulares, espelhos ovais e iluminação em forma de cogumelo.
A sustentabilidade continua a ser uma tendência, felizmente estamos cada vez mais atentos ao meio ambiente. Recuperar peças de outros tempos significa dar um toque pessoal e outra identidade aos nossos quartos. Outra opção é escolher móveis sob medida, que durem muito e sejam mais versáteis.
Quanto à decoração sustentável, recomendamos que você pesquise entre os objetos herdados. Misture-os com outros de nova aquisição, você obterá um efeito muito pessoal. Como, por exemplo, os livros antigos nas prateleiras.
A natureza continua por mais um ano na decoração de nossas casas, como falamos há alguns meses com o design biofílico. A presença de plantas, os estampados botânicos, a decoração ornamental baseada em motivos florais e as cores. Este 2023 também significará um vínculo com o bem-estar e os materiais orgânicos. Argila, algodão, fibras naturais, lã e cerâmica são fundamentais para levar o orgânico a outra dimensão.
E, finalmente, a sala que ganha mais importância neste novo ano é a que nos recebe em casa. Cantos como o hall reivindicam destaque por ser a primeira imagem que levamos da casa. São quartos com espaço pequeno e de passagem, nos quais não estamos há muito tempo. É um óptimo local de arrumação, por isso aproveite para decorar com cómodas, armários, consolas, gavetas ou mesas onde pode guardar desde sapatos e casacos até deixar a sua mala quando acaba de chegar a casa. Podemos adicionar quadros, luminárias, espelhos e porta guarda-chuvas.
Esperamos ter ajudado com as próximas tendências de 2023. Conta pra gente no Instagram ou no Facebook qual delas mais te chama a atenção e qual você mais gosta combine com a sua casa. Até breve!
Opiniões de nossos clientes
Receba nossas novidades